O mais recente vídeo da P&G em uma campanha para a marca de absorventes Always faz uma interessante reflexão sobre o que seria fazer coisas ‘como uma menina’. Em uma audição, convidou garotos e garotas mais velhas a encenar situações que eram descritas assim: correr como uma menina, lutar como uma menina, jogar uma bola como uma menina.
Os resultados eram comportamentos, que quando interpretadas por meninos ficavam ainda mais estereotipadas. Mas o legal mesmo é ver o que acontece depois, quando meninas mais novas são convidadas a interpretar as mesmas descrições de cenas. Ao mostrar o que era correr como uma menina, elas deram o melhor de si, seja correndo no lugar ou saindo pelo set de filmagem. O mesmo aconteceu com todos os outros pedidos, que foram feitos com garra e com vontade. 
Para a P&G, esse conceito negativo da comparação como uma menina só se torna um insulto no início da adolescência, entre os 10 e 12 anos, depois que garotas e garotos já se cansaram de ouvir que atividades que não são feitas com uma determinada ‘qualidade’ são coisa de menina.
O intuito da marca, através da campanha Always #likeagirl é mostrar que isso pode significar coisas incríveis, se deixarmos de usar essa expressão como uma forma de humilhar ou diminuir alguém.
A criação é da Leo Burnett de Chicago, Toronto e Londres. 


O melhor é  mostrar que não somos como os outros querem, somos o que somos e pronto! Temos defeitos, mas principalmente, temos qualidades. É isso que nos faz correr "como uma garota", lutar "como uma garota" e ser uma garota! Girls got the power!
Acho super importante campanhas nesse estilo, mostrando que somos capazes de fazer tudo e que não podemos ser humilhadas ou discriminadas simplesmente por ser mulher.

E vocês, o que pensam sobre o assunto?


Deixe um comentário

☾. Tecnologia do Blogger.